Vou colocar película! E agora....Hidrogel ou vidro temperado?

Escrito em 28 de Julho de 2020

Vou colocar película! E agora....Hidrogel ou vidro temperado?

A IMPORTÂNCIA DE UMA PELÍCULA PROTETORA PARA SMARTPHONES E TABLET’s;

O smartphone, embora seja considerado aparelho essencial para estudo, trabalho ou lazer, ainda sofre as consequências de possuir uma estrutura frágil tanto na sua carcaça externa como no ecrã (uma placa de vidro temperado que transmite as informações criadas no display). O vidro temperado, usado no ecrã dos Smartphones , possibilita que o vidro não estilhace ou quebre com tanta facilidade, mas ainda é inevitável que ocorram riscos na sua superfície, ou que o vidro venha a partir com fortes impactos.


Sendo assim, para não prejudicar a utilização e não ter de se preocupar o tempo todo com pequenos tombos, o utilizador pode recorrer a um segundo vidro protector, popularmente conhecidos como películas, que se tornam responsáveis pela absorção de impactos e possibilitam que o ecrã permaneça intacto mesmo que ocorram quedas, riscos ou choques no equipamento.


Em diversas situações, a película salva o aparelho (e o bolso do seu utilizador) de grandes problemas; um exemplo comum está nas quedas, onde o aparelho recebe todo o impacto num dos cantos e o vidro dissipa a energia partindo todo o vidro e podendo, inclusive, atingir o display e o mecanismo responsável pelo funcionamento do touchscreen. No caso do Iphone 7, podemos referir a inviabilização do 3DTouch, que ocorre quando qualquer região da tela é afetada.


Além disso, os novos modelos com display arredondado, classificados como 2.5D, são mais suscetíveis às quedas e correm maior risco de quebra devido ao prolongamento do seu vidro pelas extremidades do aparelho. Somado a esse fator, não podemos deixar de considerar o grande número de utilizadores que ainda insistem no uso de smartphones sem uma capa protetora, deixando não apenas o display exposto, como também colocando em risco toda a estrutura do aparelho.


Atualmente, dois modelos de películas podem ser encontrados no mercado, as películas de vidro e as películas em gel, ambas oferecendo qualidade e segurança para o aparelho. Conheça um pouco mais sobre cada uma dessas películas antes de escolher qual a melhor opção para seu smartphone.


PELÍCULA DE VIDRO PARA SMARTPHONES E TABLET’S

A película de vidro temperado possui espessura de 0,3cm e possui uma composição rígida, formando um segundo ecrã no aparelho. Em caso de quedas ou impactos leves, a película de vidro tende a rachar ou partir, sem que isso atrapalhe o funcionamento do touch ou a utilização; já em casos de quedas e impactos fortes, a película ‘é sacrificada’ para poupar o ecrã do equipamento, quebrando ou estilhaçando, porém salvando o display original e evitando qualquer tipo de dano. Nesse caso, a troca da película torna-se necessária, mas a segurança do smartphone é garantida.


DESVANTAGENS

Uma desvantagem da película de vidro prende-se com pequenas quedas, visto que os seus cantos acabam por desgastar e criar uma aparência partida. Além disso, a película de vidro não se adapta aos modelos curvos de aparelhos, como o Galaxy S8 ou até mesmo os aparelhos da linha Zenfone, da Asus, deixando as laterais ligeiramente expostas pela falta de maleabilidade de seu material.


PELÍCULA DE GEL

As películas de gel surgiram há pouco tempo no mercado e já conquistaram grande parte do público consumidor; elaboradas com materiais que possibilitam a absorção total do impacto, estas películas possuem maior maleabilidade e adaptam-se com facilidade a equipamentos com ecrã 2.5D, oferecendo uma proteção completa e cobrindo totalmente a superfície que ficaria exposta com outra película. A sua espessura tende a ser menor que a película de vidro, mas a eficiência de absorção aos impactos é a mesma. Ao contrário da concorrente, no entanto, a película de gel não quebra, tendo maior durabilidade.


DESVANTAGENS

  1. A troca da película de gel torna-se necessária devido ao desgaste causado pelo contato com objetos, como chaves ou moedas, que tendem a causar leves arranhões na sua superfície. Para os utilizadores que já possuem uma capa protetora com bordas elevadas ou que está habituado a deixar o smartphone longe desses objetos, esse detalhe não faz tanta diferença, mas quem está habituado a transportar o equipamento junto a outros objetos, deve ponderar bem o tipo de película a utilizar.


QUAL A MELHOR OPÇÃO?

Em suma, a melhor opção sempre irá depender o perfil do utilizador e das suas necessidades no dia-a-dia. Se você está habituado/a a deixar o aparelho na bolsa, junto à chaves e moedas, talvez a película em gel não seja tão prática, devido às marcas geradas por alguns riscos mais profundos; contudo, se você é uma pessoa desastrada, a película de vidro precisará ser trocada constantemente, tornando seu uso inviável.


A recomendação é que, em equipamentos com ecrã 2.5D, seja utilizada película em gel para proteger toda a superfície do ecrã, porém, essa questão pode ser facilmente solucionada com o uso de uma capa  protetora emborrachada com bordas elevadas, que garante a proteção, de maneira indireta, da área não contemplada pela película de vidro. Esteticamente, a películas em gel são as mais indicadas para ecrãs curvos.


Na InTecc qualquer uma das soluções será sempre aplicada sem qualquer custo adicional e sempre aplicados por técnicos especializados.


Custa pouco falar muito....Fale InTecc!!!


https://pt-br.facebook.com/InTeccnologia/